Talentos

Talentos

A  Academia de Música de Lagos, sempre teve uma política de ensino humanista e virada para a criatividade e a arte da técnica.

Toda a nossa equipa, funcionários e professores são a essência desta instituição. Todos nós acreditamos que a Academia de Música de Lagos, serve um propósito maior!


Não é só uma escola de ensino de música, é uma instituição que procura dar aos seus alunos valores, ética, arte da técnica e criatividade para que possam levar a música além fronteiras, para que possam levar seu talento e a sua arte a todos.
Esta vertente humanista e cultural fazem desta instituição o que ela é hoje, firme, rigorosa, estável e sempre a inovar.
Temos orgulho dos nossos alunos e nas suas capacidades de levar a música a todos...esta arte maravilhosa...que nos encanta e deleita.
Vejam alguns dos nossos talentos!
Desejamos a todos os nossos alunos o melhor que o mundo lhes possa dar...

Parabéns a todos os nossos alunos da Academia de Música de Lagos,Conservatório de Música de Lagoa e o Conservatório de Música de Portimão !

 

 

Conheça um pouco da nossa história, como nasceu e o seu Percurso...
É uma das maiores Escolas de Música do País!
Academia de Música de Lagos, Conservatório de Música de Lagoa e o Conservatório de Música de Portimão


 A Academia de Música de Lagos é uma Associação de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, fundada em 27 de Maio de 1986 por D. Maria Boulain Fogaça.

 

Desde 1989 que é reconhecido, consecutivamente, o Manifesto Interesse Cultural aos seus Planos de Actividade intercalado com o reconhecimento do   Superior Interesse Cultural.

Do seu historial consta a atribuição da Medalha de Mérito Cultural (1993), atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura, a Medalha de Mérito Municipal (2002) grau prata, pela Câmara Municipal de Lagos, o Troféu Infante de Sagres para a área da Cultura (2009), e  a Medalha de Mérito Municipal, grau prata (de 2012) pela Câmara Municipal de Portimão. 

Selo de Escola Intercultural para os anos lectivos 2014/15 e 2015/16 com reconhecimento pela Direção-geral da Educação e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P., Selo de Qualidade para os anos 2015/16 atribuído e reconhecido pela EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe e considerada Escola REEI para os anos de 2017 /2019 - Rede de Escolas para a Educação Intercultural - iniciativa conjunta do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Fundação Aga Khan Portugal (AFK).

 

 

Desde 1990 que mantém o Conservatório de Portimão - Joly Braga Santos, estabelecimento de ensino artístico especializado da música com autonomia pedagógica, desde 2003, o Conservatório de Música de Lagoa/Secção de Lagoa da AML, e mais recentemente, desde 2014 o Conservatório de Musica de Loulé/Secção de Loulé  da AML, com 948 alunos, 89 colaboradores, dos quais 79 são docentes/artistas e 10 na área administrativa, a AML é na realidade a maior entidade empregadora no segmento das artes a Sul do Tejo,  e responsável pela fixação na região do maior e mais diversificado número de especialistas em disciplinas instrumentais (docentes/artistas).

As Escolas de ensino artístico especializado da música de Lagos, Portimão e Loulé funcionam com autorização definitiva de funcionamento concedida pelo Ministério de Educação sendo que, o Conservatório de Música de Lagoa ainda aguarda a emissão da autorização de funcionamento já requerida em 28FEV, p.p. Todos os Cursos estão autorizados pelo Ministério da Educação e têm equivalência aos percursos formativos Nacionais, constituindo os títulos e diplomas emanados pela Academia de Música de Lagos, documentos com reconhecimento oficial, conforme disposto no Decreto-Lei n.º 152/2013, de 4 de Novembro.

 

A Academia de Música de Lagos é a mais dinâmica e produtiva associação cultural portuguesa a sul do Tejo. O principal objectivo cultural é a valorização da criação artística regional e nacional, tendo por isso realizado diversas encomendas a compositores portugueses, como Bernardo Sassetti (“Concerto Dinâmico para dois Pianos e Orquestra”, 2006), Tiago Cutileiro, Pedro Louzeiro (“Proclamação”), Nuno Rodrigues ("Ti'Anita de Loulé” 2012 e “Gilda das Amendoeiras” 2013), Armando Mota ("Concerto em Dó" 2011, “Concerto de Piano para Menor” 2013, “Acordeão e Orquestra” 2015”, “Violino e Orquestra” 2015, e Jorge Salgueiro (“A Aventura de Fossegrim” 2016).

 

A Academia de Música de Lagos em parceria com a ESPAMOL Escola Secundária Padre António Martins Oliveira – Lagoa e a Câmara Municipal de Lagoa, na Secção de Lagoa- Conservatório de Música de Lagoa, irá oferecer para o ano lectivo 2019/20 os Cursos Profissionais Nível IV (equivalência ao 12.º ano do ensino regular) para Instrumentista de Cordas e Teclas e Instrumentista de Sopros e Percussão.

Inserido numa política de Expansão do ensino especializado artístico e numa perspectiva de optimização de recursos humanos, a Entidade tutelar AML, possui uma rede de escolas que engloba os Concelhos de Lagos, Portimão, Lagoa e Loulé com um quadro docente comum para a Academia de Música de Lagos - Conservatório de Música de Lagoa, Conservatório de Portimão - Joly Braga Santos e Conservatório de Música de Loulé.

 

 

Anualmente são estabelecidos Contratos de Patrocínio com o Ministério da Educação; Contratos Programa com as Câmaras Municipais Lagoa, Lagos, Loulé e Portimão, e  dgArtes/Ministério da Cultura, CCDR-Comissão Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve; FAMI-Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração; Protocolos de Cooperação, e colaboração com a Direcção Regional da Cultura do Algarve,  Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Universidade de Évora; Escola Superior de Música de Lisboa; Instituto Piaget – Cooperativa para o Desenvolvimento Humano, Integral e Ecológico, CRL;  Instituto Superior D. Afonso III – Loulé; Colégio de São Gonçalo – Lagos; Serviços Sociais, Culturais e Desportivos dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagoa; Farmácia Ribeiro Lopes – Lagos; Farmácia do Rio – Portimão; Farmácia de Bensafrim; Solidó, Instrumentos Musicais, Lda.; ACP - Automóvel Clube de Portugal; A Festa da Música-Instrumentos Musicais, Lda; Clinica Dentária Santa Catarina-Portimão e SNQTB – Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários; Protocolos de Articulação com as Escolas: - Lagos- Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Dantas; Portimão – Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo; Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Teixeira Gomes, Agrupamento de Escolas da Bemposta, Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão; Agrupamento de Escolas Prof. José Buísel; Lagoa - Agrupamento de Escolas Padre António Martins Oliveira, ESPAMOL, Lagoa;