EVENTOS

365 ALGARVE: Guitarras & Património

Ermida de S. Sebastião, Tavira, 18/05/2017 às 17:00

A Academia de Música de Lagos traz aos palcos não convencionais, o Ciclo Guitarras & Património e no dia 18 de Maio chegamos aos palcos de Tavira um Recital de Guitarra com Verónika Kristófcsák.

Este evento está inserido no Programa 365 Algarve, uma iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, do Turismo de Portugal e da Região de Turismo do Algarve, contando ainda com o apoio do Município Tavira.

Verónika Kristófcsák
Natural de Budapeste (Hungria) começou os seus estudos musicais aos oito anos, tendo estudado com Ede Roth.
Em 1986 ganhou o terceiro prémio no Concurso Internacional de Kutná Hora (República Checa). Em 1988 ficou em segundo lugar no Concurso Nacional de Guitarra de Vác (Hungria). Em 1990 ingressou na Escola Superior de Música Ferenc Liszt de Györ. Passado um ano mudou-se para Portugal onde continuou os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do Professor Piñeiro Nagy. No terceiro ano do curso obteve uma bolsa de estudo, e através do programa Erasmus estudou com os guitarristas Göran Söllscher e Gunnar Spjuth em Malmö (Suécia) durante três meses.
Participou em diversos master-classes dirigidos pelos professores Gordon Crosskey, Ichiro Suzuki, José Pina, Alberto Ponce, Robert Brightmore e Dejan Ivanovich.
Tocou no Segundo Encontro de Guitarra de Lisboa, e interpretou o Concerto n.º 1 em Ré Maior para guitarra e orquestra de M. Castelnuovo-Tedesco no 22º Festival de Música do Estoril. Foi membro do Ensemble Suest’arte, que actuou em Portugal e Espanha por diversas vezes.
Actualmente lecciona guitarra na Academia de Música de Lagos, no Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos e no Conservatório de Música de Lagoa. Entre 2007 e 2016 também foi professora de guitarra e de música de câmara no Curso Profissional de Instrumentista da Espamol.