EVENTOS

Relembrando momentos inesquecíveis

24/04/2020 às 00:00

Durante este período em que, todos juntos, estamos a lutar, cada um à sua maneira, contra uma pandemia global e em que temos que nos afastar fisicamente, a Academia de Música de Lagos propõe-se relembrar, aqui no seu website e no Facebook, alguns dos seus mais marcantes concertos.

Para este fim-de-semana propomos-lhe o Espectáculo Infantil "A Aventura de Fossegrim", naquele que foi a 1.ª edição do projecto Tales from the Sea.

Espectáculo realizado a 19 de fevereiro de 2019, no Auditório Municipal de Lagoa

“A Aventura de Fossegrim” foi um espectáculo infantil integrado no projecto “Tales from the Sea”, promovido pela Academia de Música de Lagos em parceria com a Haugesund Kulturskole (Noruega) e o Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira de Lagoa (ESPAMOL) e teve o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

O Projecto inseriu-se no âmbito do Programa Pegada Cultural – Primeiros Passos – gerido pela Direção-Geral das Artes em parceria com o Conselho das Artes da Noruega, cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) e teve como objetivo proporcionar ao público-alvo (crianças dos 3 aos 5 anos), experiências que potenciem os benefícios de um contato precoce com a arte, primordial no enriquecimento do processo educativo e criativo da pequena infância.

Este espectáculo foi o resultado de um ano de trabalho que se iniciou em fevereiro de 2015. Na primeira fase - de Abril a Agosto de 2015 - foi encomendada a criação de um conto original a Nelda Magalhães e uma canção original a Jorge Salgueiro, que ilustrasse os objectivos do projecto: a exploração do ideário marítimo como património imaterial comum entre a Noruega e Portugal e a construção de valores fundamentais como a inclusão e o multiculturalismo. Em Outubro de 2015, tivémos a Semana de Apresentação Oficial do Projecto, que contou com a presença dos parceiros noruegueses da Haugesund Kulturskole (Noruega): Jon Egil Henriksen, Luana Gundersen, Susanne Helgeland e Synnøve Anfinsen. Na segunda fase - Setembro 2015 a Fevereiro 2016 - foram trabalhados semanalmente com as 100 crianças da ESPAMOL, diversas disciplinas artísticas do mundo da performance: Narração do Conto: Nelda Magalhães e Joana Godinho; Canção Gigantes Amigos: Tiago Sequeira / Tiago Fialho / Pedro Coutinho / Sónia Rodrigues; Expressão Corporal / Movimento: Carla Lopes / Albina Petrolati; Expressão Dramática: Filipe Miguel Telmo; Expressão Plástica: Neuza Diniz / Ana Baleia.

Durante todo o processo, destacamos o extraordinário envolvimento e colaboração de todas as Educadoras de Infância do Agrupamento de Escolas Padre António Martins De Oliveira - ESPAMOL: Estela Martins [Árvores], Ana Ramos [Papagaios-do-Mar], Conceição Neves [Caranguejos], Agostinha Marques [Gaivotas], Luisa Lima [Raias-Anãs] e Ana Paula Direito [Gigantes], assim como de todas as Assistente Operacionais: Vera Zeferino, Fernanda Pires, Bela Encarnação, Cláudia Viegas e Fátima.

 

Orquestra do Fossegrim

Concertino: João Pedro Cunha

Violino II: José Nuno Matias

Viola de Arco: Pedro Sá

Violoncelo: Bruna Melia

Contrabaixo: Fabiana Vicente

Clarinete: Tiago Fialho

Trompete: Pedro Coutinho

Flauta: Luana Gundersen

Sintetizador: Tiago Sequeira

Piano Digital: Elena Tsouranova

Percussão: André Nascimento e Bruno Domingos

Narrador: Nelda Magalhães

Fossegrim: Susanne Helgeland

Freya: Luana Gundersen

Odin: Pedro Nunes

Árvores

Caranguejos-Rei

Gaivota-Pagem: Pedro Nunes

Coro das Sereias: Beatriz Rodrigues, Beatriz Gonçalves, Carlota Ferreira, Emília Anacleto, Joana Bastos, Joana Pires, Inês Rodrigues, Lucie Belgard, Maria Fernandes, Maria Santos, Marta Alves, Pedro Nunes, Sara Pissarro

Deusa Ran: Sofia Duarte

Raias-Anãs Pequena Sereia: Índia Rebelo Gigantes

Caranguejo-Rei Maestro: Tiago Fialho

 

VER ESPECTÁCULO