Ensino

TODOS OS NOSSOS CURSOS

 

 

 

 A Associação Academia de Musica de Lagos, o Conservatório de Música de Lagoa, O Conservatório de Música de Loulé e o Conservatório de Portimão - Joly Braga Santos, tem á sua disposição vários cursos.

 

 

Acordeão Instrumento Aerofone. Composto por Fole, Palhetas e Duas Caixas Harmónicas. Imensamente popular, consegue ter a versatilidade necessária para abarcar vários estilos musicais.

 

Docentes da Academia de Música de Lagos:

Gonçalo Pescada

Lina Silva

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Acordeão:

Ler Mais

 

 

BateriaA bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único percussionista, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros.

 

Docentes da Academia de Musica de Lagos:

Filipe Sequeira

Pedro Branco

Vasco Ramalho

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Bateria:

Ler Mais

 

 

CantoO Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Os cantores apresentam músicas (canções, árias, recitativos, etc.), que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela.

  

Docentes da Academia de Música de Lagos:

Ana Margarida Marreiros

Joana Godinho

  

Poderá ler sobre o nosso curso de Canto:

Ler Mais

 

 

Clarinete | O clarinete é um instrumento de sopro/madeiras tocado com uma só palheta que possui quatro registos sonoros - grave, médio, agudo e super-agudo.

  

Docentes da Academia de Música de Lagos:

 Bruno Sousa

 Márcia Estima

 Tiago Fialho

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Clarinete:

Ler Mais

 

 

ContrabaixoO contrabaixo (apelidado no Nordeste de rabecão) é um cordofone, instrumento de cordas friccionadas por um arco, transpositor (soa uma oitava abaixo do que se lê na partitura), também tocado por pizzicato (beliscado em italiano), com os dedos. Dentre os instrumentos da família das cordas na orquestra é o registro mais grave e também o de maior tamanho. Usado em grandes orquestras em famílias de até 12 instrumentos e usado sozinho na música de câmera, jazz e música popular.

 

Docentes da Academia de Música de Lagos:

Bruno Martins 

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Contrabaixo:

Ler Mais

 

 

Cravo | O Cravo é a designação dada a qualquer dos membros de uma família europeia de instrumentos musicais de tecla, incluindo os grandes instrumentos comumente chamados de cravos, mas também os menores: virginal, o virginal muselar e a espineta. Todos esses instrumentos pertencem ao grupo das cordas pinçadas, ou seja, geram o som tangendo ou beliscando uma corda ao invés de percuti-la como no piano ou no clavicórdio.

 

Docentes da Acadeima de Música de Lagos:

Jorge Felix 

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Cravo:

Ler Mais

 

 

FagoteO fagote é um instrumento musical da família dos sopros. A palavra fagote deriva do italiano fagotto. É constituído por um longo tubo cônico de madeira de cerca de 2,5 metros, dobrado sobre si mesmo. A palheta dupla é fixada em um tudel de cobre, ou bocal.Aparecendo com sua forma moderna no século XVIII, o fagote figura em orquestras e grupos de música de câmara.

 

Docente da Academia de Música de Lagos:

Emily McIntyre

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Fagote:

Ler Mais

 

 

Flauta de Bisel/Flauta BarrocaA Flauta de Bisel é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa, com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado hoje em musicalização. A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o chasan da Hungria ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira.

 

Docentes da Academia de Música de Lagos:

Ana Figueiras

Daniela Tomaz 

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Flauta de Bisel/Flauta Barroca:

Ler Mais

 

 

Flauta Transversal | Instrumento de sopro, cujas origens são muito remotas. É um instrumento com um amplo repertório e que é muito comum em diversas formações - Orquestras, Ensembles, Trios, Quartetos, etc.

 

Docentes da Academia de Música de Lagos:

Joaquim Galvão

Maria João Cerol

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Flauta Transversal:

Ler Mais

 

 

Guitarra | A guitarra é um instrumentos de cordas dedilhadas, que possui 6 cordas tencionadas ao longo do instrumento e um corpo em formato de 8 (embora também existam em outros formatos). Este tipo de Guitarra é designada por Guitarra Acústica para diferenciar, de outras guitarras como a Guitarra Elétrica. 

 

Docentes:

Eodoro Grade

Ion Dubinin

José Alegre

José Galvão

Juan Leon

Luís Valente 

Verónika Kristófcsá

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Guitarra:

Ler Mais

 

 

Guitarra PortuguesaA guitarra Portuguesa é um instrumento de cordas dedilhadas, tem 12 cordas de aço agrupadas duas a duas, criando 6 grupos. As cordas estendem-se ao longo do braço como em todas as Guitarras mas ao contrário da Guitarra Acústica não tem um formato em 8 mas sim de uma gota larga. É principalmente associada ao gênero musical conhecido como "fado".

 

Docentes:

José Alegre 

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Guitarra Portuguesa:

Ler Mais

 

 

Oboé | Instrumento de sopro com palheta dupla, membro da família das madeiras. O oboé obriga a um grande controlo da respiração e a um difícil domínio labial das vibrações da palheta.

 

Docente:

Daniela Pinhel

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Oboé:

Ler Mais

 

 

Percussão | Disciplina que compreende diversos instrumentos - marimba, vibrafone, tímpanos, xilofones, etc. 

 

Docentes:

Vasco Ramalho

Pedro Branco

Tiago Pires

João Paias

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Percussão:

Ler Mais

 

 

PianoO som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som.

 

Docentes:

Ana Marreiros

André Simões

Armando Mota

Dina Martins

Elena Tsouranova

João Luís Rosa

Luís Lopo

Marta Alves

Paula Vila Nova

Shaina Karim Nzareth

Vera Batista

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Piano:

Ler Mais

 

 

Saxofone | É um instrumento de sopro inventado no século XIX por Adolph Sax. Habitualmente construído em metal, o saxofone divide-se numa grande família (do saxofone tenor, ao saxofone alto, passando pelo soprano, entre muitos outros).

 

Docentes:

Carlos Ramalho

Daniel Marques

Lúcia Duarte

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Saxofone:

Ler Mais

 

 

TromboneO trombone é um aerofone da família dos metais cuja invenção remonta ao século XV. Seu nome deriva do italiano e significa trompete grande. É mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba, muito comum em orquestras e filarmonicas.

 

Docente:

Gabriel Rodeia

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Trombone:

Ler Mais

 

 

Trompa | A trompa é um instrumento de sopro , ou seja, um aerofone , da família dos metais (ou instrumentos de bocal) , essencial na orquestra sinfônica moderna. Consiste num tubo metálico de 3,7 metros de comprimento, ligeiramente cônico, com um bocal numa das extremidades e uma campana, (ou pavilhão) na outra, enrolado várias vezes sobre si mesmo, e munido de três, quatro ou até cinco válvulas, de acordo com o modelo e marca.

 

Docente:

Lia Pires

Miguel Oliveira

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Trompa:

Ler Mais

 

 

TrompeteO trompete é um instrumento musical de sopro, da família dos metais. O trompete é caracterizado por instrumentos de bocal, geralmente fabricados em metal.

 

Docentes: 

João Rocha

Pedro Coutinho 

Roberto Costa 

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Trompete:

Ler Mais

 

 

TubaExistem tubas de vários tamanhos: tenor (também chamado de eufônio), baixo e contrabaixo. Desde o seu aparecimento, na primeira metade do século XIX, logo foi incorporado nas orquestras sinfônicas e a sua função é dar ritmo e ocupar lugares vagos em música. A tuba é considerada o coração da banda, a sua presença faz total diferença numa peça.

 

Docentes: 

Gabriel Rodeia

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Tuba:

Ler Mais

 

 

Viola de ArcoA viola (também designada por viola de arco) é um instrumento musical da familia do violino (de arco e quatro cordas), assemelhando-se visualmente a este, inclusive na maneira de se tocar. No entanto, possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sendo o seu registo intermédio entre o violino e o violoncelo. Além destes três instrumentos, a família dos instrumentos de cordas friccionadas é composta também pelo contrabaixo. 

 

Docentes: 

Gina Malina Grigore  

Pedro Sá 

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Viola de Arco:

Ler Mais

 

 

ViolinoO violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família. O violino possui quatro cordas. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludado.

 

Docentes:

João Pedro Cunha

Luís Leão

Pedro Sá 

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Violino:

Ler Mais

 

 

ViolonceloO violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas. Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII.

 

Docentes:

André da Rocha

Bruna Melia

 

Poderá ler sobre o nosso curso de Violoncelo:

Ler Mais

 

 

PREÇO 85,00