Instituição
Eventos 2018
É um projecto anual dirigido pela Academia de Música de Lagos de promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais nacionais e internacionais, iniciado no Verão de 2012 no Barlavento Algarvio
Conteúdo do evento
O VII SAS está inserido no Programa de Apoio Sustentado às Artes, estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve (acolhimento), Paróquia de Monchique, Quinta do Barranco Longo e Câmaras Municipais de Vila do Bispo e de Monchique.
PT | O CiVclo de Música Antiga Sons Antigos a Sul [SAS] é um projecto anual dirigido pela Academia de Música de Lagos de promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais nacionais e internacionais, iniciado no Verão de 2012 no Barlavento Algarvio. O VII SAS 2018 mantém a programação na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe [DRCultalg / Vila do Bispo], todas as Sextas-Feiras de Agosto pelas 17h00, tendo já percorrido nestas VI Edições, diversos espaços patrimoniais de Lagos, Monchique, Portimão e Vila do Bispo.
Em 2018, a sua programação está focada em dois pontos: a Igreja Matriz de Monchique e a Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe.
Para a 7.ª Edição contamos com a presença de quatro conjuntos com programas e sensibilidades musicais muito diferentes. No primeiro fim-de-semana iremos ter o Trio MusiKê, com um programa que abrange composições de Airas Nunes (1230 – 1289), Diego Ortiz (1510 – 1570) ou Benedetto Marcello (1686 – 1739); no segundo fim-de-semana damos lugar à flauta de bisel de Suzana Batoca acompanhada pelo cravo de Sofia Cascalho; nos dias 17 e 18 iremos centrarmo-nos no Iberian Ensemble onde se apresenta uma abordagem de obras dos grandes mestras do barroco italiano, tais como Corelli, D. Scarlatti e Vivaldi, entre outros. Luz, vivacidade, clareza são algumas das principais características bem presentes na escrita para a flauta destes compositores, tendo ainda a importante base harmónica sustentada pela sonoridade da viola da gamba, tiorba e guitarra barroca; para fechar terminamos com um programa intitulado “Trovadoresca”, onde a voz de Joana Godinho e a guitarra de José Farinha trazem ao Festival as cantigas trovadorescas.
A Academia de Música de Lagos sempre a pensar nas gerações mais jovens e na música como podia deixar de não ser!
A nossa vertente humanista virada para as artes é sem dúvida nenhuma,uma das principais vertentes da nossa instituição, levar a música a todos, neste caso concreto aos jovens
da nossa região.
Neste mega evento participam professores da Academia de Musica de Lagos com a sua arte da técnica, levam a música a jovens da região...
Podem consultar o calendário e participarem nesta grande aventura musical!
O que poderão fazer ?
Iniciação musical
Apresentação dos instrumentos
Experimentação de vários instrumentos musicais
Jogos didáticos
Aulas de Canto
Aulas de Música
Participa e muda a tua vida...
Consulte o calendário e fala connosco!
Esperamos por ti!
Academia de Música de Lagos
Audição de Piano com os alunos do Conservatório de Música de Loulé, no Auditório do Convento do Espirito Santo.
Classe do Professor Paulo Machado
Concerto de Verão com os alunos da Academia de Música de Lagos e do Conservatório de Portimão - Joly Braga Santos.
Classes orquestrais do Professor João Pedro Cunha
Se vais ingressar no 5º ano e gostas de música faz a tua matrícula no ensino artístico especializado da música nos estabelecimentos de ensino reconhecidos e aprovados pelo Ministério da Educação. Esperamos por ti!
CONCURSO IBERO-AMERICANO PARA JOVENS MÚSICOS "MÚSICA MAESTRO"
Margarida Galvão, aluna da Academia de Música de Lagos da classe de flauta transversal do Prof. Joaquim Galvão foi seleccionada para a final do Concurso Ibero-americano para jovens músicos "Música Maestro" que se realizará em 18 de Julho na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa.
A Academia de Música de Lagos produz mais um excelente evento, o XIII Concurso de Música Anatólio Falé 5-7 Julho.
Para nós é sempre um grande prazer levar música de excelente qualidade a todos, não somos só um Conservatóriol temos um papel a desempenhar na sociedade, levarmos a música a todos na nossa região.
A cultura musical para nós é primordial, levar estes eventos a toda a população também é o nosso papel.
Podem-se inscrever alunos matriculados em Conservatórios de Música Portugueses e Espanhóis, que sejam reconhecidos pelo Ministério de Educação.
Consulta a brochura e o nosso cartaz.
Inscreve-te e passa a palavra a todos!
Academia de Musica de Lagos
Local: Rua Dr. José Cabrita - Rossio de S. João
Apartado 411
8601 - 905 Lagos
concursoanatoliofale@amlagos.pt
Inscrições até dia 21 de Junho 2018
Porque a disciplina de Formação Musical será, porventura, a menos bem sucedida pelos alunos que frequentam o ensino artístico especializado da musica, a Academia de Música de Lagos, pelo 4.º ano consecutivo irá realizar sob a denominação de “Olimpíadas de Formação Musical” um grande encontro competitivo dos alunos nesta vertente de ensino, que terão oportunidade de pôr em evidência os seus conhecimentos teóricos da disciplina de Formação Musical.
Porque o êxito dos anos anteriores excedeu as expectativas e porque os resultados didático/pedagógicos foram muito frutuosos e este ano contamos que vai ser mais um sucesso com a chancela da Academia de Música de Lagos.
Concerto de Acordeão e Saxofone inserido no I A&A | Acordeão e Algarve em Festa, ciclo de concertos inserido no Programa Cultural 365 Algarve e no Programa CRESC Algarve 2020.
Gonçalo Pescada (acordeão) convida Mário Marques (saxofone) para um concerto em que estes dois instrumentos se cruzam num concerto que conta, ainda, com a participação da Orquestra de Acordeões.
Venha descobrir a riqueza e versatilidade do acordeão.
Entrada: 8,00€
Bilhetes à venda na Câmara Municipal de Albufeira/CIAC e Biblioteca Municipal Lídia Jorge (dias úteis das 9h00 às 13h00; 14h00 às 16h00), Auditório Municipal de Albufeira (no dia do espetáculo das 14h00 às 15h45).
Ensaio Aberto realizado no âmbito do projecto Música e Património, com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao abrigo do programa CRESC Algarve 2020/Portugal 2020.
CRESCALGARVE2020 - ALG-04-2114-FEDER-000008- Música e Património
CICLO ENSAIOS ABERTOS
Nome do evento:
Rota dos Monumentos | Ciclo de Ensaios Abertos
Castelo de Loulé
Com Orquestra de Acordeões
Objetivo: Promoção, Valorização e Desenvolvimento dos Espaços patrimoniais exteriores afetos à Direcção Regional de Cultura do Algarve: Castelo (Loulé), Monumentos Megalíticos de Alcalar, Castelo de Paderne, Castelo de Aljezur, Ruinas Romanas de Milreu; Criação e Dinamização de uma nova programação em rede e em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Algarve e os Municípios de Loulé, Portimão, Albufeira e Aljezur;
Recital realizado no âmbito do projecto Música e Património, com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao abrigo do programa CRESC Algarve 2020/Portugal 2020. Obras do Renascimento Inglês e Italiano.
ALG-04-2114-FEDER-000008- Música e Património
CICLO DE MÚSICA ANTIGA: SONS ANTIGOS A SUL | TEMPORADA DE INVERNO & PRIMAVERA
Nome do evento:
Trio Madrigali apresenta Cuori Innamorati
Objectivo: É uma extensão do Ciclo de Música homónimo que se realiza desde 2012 em Agosto nos espaços patrimoniais Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe / Fortaleza de Sagres, de promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais nacionais e internacionais durante todos os fins-de-semana do mês de Agosto, sob organização da Academia de Música de Lagos. Para a estreia da Temporada de Inverno e Primavera, pretende-se continuar com o espaço Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, alternando com a Fortaleza de Sagres, e seguindo uma dinâmica mensal regular, alterando o dia da semana (sexta-feira para domingo), seguindo uma lógica de favorecimento dos públicos criados durante os últimos 3 anos, na sua maioria estrangeiros residentes e combatendo a sazonalidade regional.
Recital realizado no âmbito do projecto Música e Património, com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao abrigo do programa CRESC Algarve 2020/Portugal 2020. Obras do Renascimento Inglês e Italiano.
ALG
ALG-04-2114-FEDER-000008- Música e Património
ROTA DAS IGREJAS
Nome do evento:
Trio Madrigali apresenta Cuori Innamorati
Joana Godinho (Mezzo Soprano)
Xurxo Varela (Viola da Gamba)
Hugo Sanches (Guitarra Barroca)
Objectivo: Dinamizar os espaços religiosos da região do Algarve de forma transversal, com um cartaz de música clássica, favorecendo a produção artística da região. O objectivo é apresentar dois concertos mensais criando assim uma rota por 16 Igrejas de 16 concelhos. A programação do ciclo estará divulgada no Dia Mundial da Música (Em Outubro de 2016, após anuncio dos resultados da candidatura), e ajuste com as paróquias respectivas. São valorizados os Ensembles regionais dedicados à música clássica, com profissionais da Academia de Música de Lagos.